escoReguei no eRe

Isso mesmo, "escoReguei no eRe". 
Volta e meia me pego observando alguns posts no Facebook em geral mas principalmente em grupos fechados.
Resolvi desabafar, mais uma vez, com os meus amigos que acompanham diariamente o meu blog, isso é uma coisa que me incomoda muito, e cada vez que cruzo com isso alguma vez fico me questionando se a pessoa escreveu aquilo propositalmente ou... por ignorância mesmo. Do que estou falando? ERROS DE PORTUGUÊS e outras milhares de merdas que encontramos de graça todos os dias nas redes sociais. O que leva uma pessoa que está no ensino médio, faculdade, ou até mesmo graduada escrever coisas como "conceguir" ou como esta frase que acabei de ler
"e q eu tenho dinheiro porisso fasso os briq ja vc tem bosta nem uma e so fica espiculando!" 

Ual, pena que dinheiro não compra educação, e muito menos compra classe.
E sabe o que é o pior de tudo? É que enquanto estamos escrevendo seja no Facebook, Orkut, Twitter, ou até mesmo aqui no Blogger tudo o que está escrito errado aparece grifado em vermelho, será mesmo que as pessoas acham que é bonito escrever errado, que resolvem simplesmente ignorar o aviso e seguir em frente?! 
Talvez eu seja uma chata - acho até que sou mesmo - mas se sou, sei que tenho alguns amigos e amigas tão chatos quanto eu, pois volta e meia comentamos sobre isso. Gente português é básico. Moramos em um país onde o português é a língua oficial. Não inventem um "ingleis" ou um "ispanhol" quando não sabe sequer falar e escrever em português. Hoje o mínimo que se espera de alguém quando se contrata uma pessoa é que ela saiba escrever corretamente, afinal, você já imaginou receber um e-mail de uma empresa com tudo escrito errado?! 
 É impressionante a quantidade de erros de português que podemos encontrar em poucos segundos de passagem de olhos em qualquer página que seja da internet. Páginas que refiro à redes sociais, sites de perguntas e respostas. 
Ok parte destes erros até pode ser perdoada quando pensamos na pressa para escrever, mas tem casos que não tem perdão. E o pior, são tantas pessoas cometendo o MESMO erro, que acaba se tornando u circulo vicioso...
Tem frases escritas que são tão indecifráveis que se não estivessem onde estão, não fariam a menor diferença - acho que até as palavras do Luiz Guilherme são entendidas com maior facilidade. E quanto mais as pessoas forem viciadas em atividades online não uteis - atividades de perda de tempo - maiores serão os erros, não adianta, não é só na escola que se aprende a escrever certo ou errado. Leitura ajuda - e muito por sinal. 
Para não pagar de burrinho, não custa tomar cuidado quando aparece alguma palavrinha grifada e corrigir. Ou pegar um dicionário para conferir como é mesmo que certa palavra deve ser escrita. 
São coisas pequenas e rápidas - e - você parecerá mais inteligente. Ou menos burro. 

Uma listinha com os erros mais "comuns" que vejo por aí: 
concerteza - com certeza. 
agente (é o policial - o agente de polícia) - a gente (somos nós) 
excessão - exceção 
nada haver - nada a ver 
derrepente - de repente 
eu quiz - eu quis 
porisso - por isso
mais (é + : tenho mais cabelo que você) - mas (é porém) 
ão (futuro) - am (passado)
meio-dia e meio -  meio-dia e meia (de meia hora) 
menas - AI AI AI dá vontade de nem comentar. MENOS

Bom acho que é isso por hoje. Se tem erro de português por aí e está entre "aspas" é por ser proposital.

Boa noite pessoinhas. 
Até amanhã 

,* DaniRoncato 





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Férias parte1

Dia lindo

Delícia