Medo de ser

Medo de que?!

Foi isso mesmo que eu escrevi, medo de SER. Hoje estavamos na campeira quando comecei - em silencio - a pensar sobre as pessoas que parecem ter medo de ser, que preferem o comodismo do que a tentativa de ser mais.

Tem gente que explora pouquissimo do seu potencial, que trabalham no que lhes é ordenado, e não se esforçam para mais. Que parecem estar sempre se controlando para não crescer. Talvez um dos grandes motivos seja o medo da critica, afinal as pessoas que chamam atenção, estão constantemente sujeitas a ser criticadas, comentadas, ou, elogiadas. E é claro, se uma pessoa que se destaca cometer um erro ela será muito mais criticada, do que elogiada caso ela tenha um acerto!

É como escuto por aí: se você atingir a meta você não recebera os parabéns, afinal, nada mais que sua obrigação. É triste, mas... é. E mesmo que a pessoa em destaque seja muito elogiada, a critica ficará sempre gravada, por muito mais tempo, afinal ela afeta muito mais que o elogio.

Tenho até a impressão que - para algumas pessoas - as criticas deixam sequelas, que são muito maiores que os - supostos - beneficios dos elogios.

Outra coisa que parece segurar as pessoas para não crescerem é o medo de ser considerado arrogante, as pessoas que se destacam, ou aparecem, de alguma forma, normalmente são julgadas assim. E ainda para piorar um pouco mais, quem é bom no que faz, ou melhor que alguem que faz o mesmo, está sujeito a se tornar invejado.

Com tudo isso que passou na minha cabeça, a impressão que tive foi que as pessoas começam a se "sabotar" para não correr o risco de se destacar! E o pior é que alem de sabotarem-se, acabam por não entender quando alguém está realmente disposto a ajudar,  já aconteceu com você, de corrigir alguem - discretamente - e depois a pessoa te olhar torto por ter sido corrigida?! Comigo já, e não foi uma nem duas vezes. Gente, se alguem está preocupado em te corrigir, será tão difícil pensar que esta pessoa está querendo te ajudar a crescer, e não te empurrar para baixo?!

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é o de sermos poderosos.
É nossa luz e não nossa escuridão que mais assusta.
Nós nos perguntamos quem sou eu para ser brilhante,
Atraente, talentoso, fabuloso?
Na verdade, quem é você para não ser?
Você é a criação do Espírito.
Você, pretendendo ser pequeno não serve ao mundo.
Não tem nada de iluminado no ato de se encolher para que
Os outros não se sintam inseguros ao seu redor.
E à medida que deixamos nossa luz brilhar, damos a permissão para os outros fazerem o mesmo.
À medida que nos libertamos de nosso medo, nossa presença libera do medo todas as outras pessoas"
*Nelson Mandela

Então vamos lá, qual é o seu objetivo neste mundo? Você nasceu por nascer ou está aqui por algum motivo? Bom motivo?!



Eu estou aqui para ser feliz, e se conseguir, influenciar as pessoas que me rodeiam da melhor forma possível e o maior número de pessoas. Seja através do meu trabalho, das fotografias, do que escrevo, do que falo, do que faço, da minha própria vida, ser pequena não me cabe, quero mesmo é ser "grande", para poder me achar mesmo!! Modesta né?!
Tente você também, eu começarei agora.
"eu quero, eu posso, eu consigo e vai dar certo"

Jamais há de ser lagoa pequena
quem nasceu com anseio de rio.
                                                                                  Jayme Caetano Braun


Por hoje é isso! Boa noite e um ótimo início de semana
,* super beijos
D.Roncato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias parte1

Dia lindo

Delícia