Saudade de ontem

Nããão... não estou falando de ontem propriamente dito. Estou falando daquele ontem distante, muito distante. Aquele ontem sem responsabilidades. Sem dores... que não fossem dos tombos, ralões, e machucados da infância.
As vezes sinto esta saudade melancólica das coisas que já vivi. Do tempo em que brincar no meio da rua com os vizinhos era normal, em que os vizinhos eram quase a nossa segunda - terceira - quarta família. Tempo em que chamávamos os pais dos nossos amigos de "tio e tia".
Saudades da pureza, da ingenuidade, de quando ser amiga de meninos era normal e não passava de brincadeira, as pessoas não viam isso com maldade. Saudade da boa fé que eu mesma tinha nas pessoas!
Saudades dos sorrisos sem compromissos, das tardes montando a "casinha da Barbie" que passavam tão rápido que a brincadeira em si acabava ficando para o dia seguinte.
O tempo passava na medida que deveria passar, as 18h do dia 10.10.12 não chegavam depois das 23h do mesmo dia. A frase mais utilizada em um dia de "trabalho" não era "chega 23h mas não chega 18h".
O tempo passava e só, simples assim... sem pressa, sem ansiedade, sem inseguranças e incertezas.
Saudades de andar de bici no meio da rua, de correr brincando de pega-pega. De fazer pistas de bicicleta nos terrenos baldios (que hoje não existem mais), de ficar na janela esperando os vizinhos chegarem em casa para enfim ir brincar. De correr por horas atrás de uma bola. De brincar de esconde-esconde, caçador, queimada... De ir para a catequese e no fim do dia se reunir com os amigos sem compromisso com os horários. Ah, os horários!!!
Falta de ter mesada no final do mês para gastar com balas, revista capricho, picolés ou com o lanche da escola... do tempo em que o trabalho era ir ao banco, fazer pagamentos e guardar aquele dinheirinho (dinheirãããoooo) para comprar algo tão desejado como a revista dos Backstreet boys, N-sync ou do Leonardo Di Caprio!!
Não ter compromisso com aluguel, conta de luz, água, condomínio, supermercado....
Saudade de não ter... e ao mesmo tempo ter as coisas mais importantes da minha vida!
Sinto saudades daquela menina que fui, de riso frouxo, de brabeza fácil, a menina que deixei adormecer por conta das responsabilidades dessa vidinha chata de "gente grande".
Claro que não poderia finalizar sem falar da saudade da inocência da tão esperada hora da chegada do Papai Noel. Sim eu acreditava Nele, mesmo sabendo que aqueles olhos azuis eram do meu padrinho todos os anos, e aquela voz?!
Dá uma tristeza lá no fundo saber que um dia todos nos iremos nos separar. E aí sentiremos saudades do tempo não valorizado de conversa jogada fora. Do tereré no fim do dia. Dos momentos que não demos valor. Saudades dos momentos de tristeza de lagrimas, dos domingos depressivos véspera de segundas-feiras tão preguiçosas...
Do tempo em que tínhamos certeza de que as amizades eram pra sempre!!

(???)

Hoje as amizades mudam de cidade, e vão se distanciando, no começo fazemos questão de telefonar sempre, saber como o outro está, cartas, e-mails, troca de fotos... mas depois vai se distanciando até que quase cai no esquecimento. Sorte que algumas amizades - poucas - não são assim.
Um dia meu filho (nossos filhos) olhará minhas fotos antigas e certamente vai perguntar "mamãe quem é esse, quem é aquela?!" E ao responder que eram meus amigos não tenho dúvidas de que passará um grande filme em minha cabeça. E ficarei triste sim. Talvez volte a procurá-los neste dia nas famosas redes sociais, que tanto aproximam (quem está longe). Espero que os encontre. Mesmo na certeza de que marcaremos milhares de encontros, que não irão acontecer e assim seguiremos nossos caminhos novamente.
Mas por outro lado nada mais precioso que nossa família, e também, nada mais fiel que ela!
Você pode passar por uma verdadeira guerra na rua, se chegar em casa e se sentir em paz o dia já ficará melhor. Recordo-me de todos um a um, e peço sinceras desculpas por tantas vezes ter falhado, e deixado de ligar pensando em ligar amanhã.. afinal não sabemos se o amanhã realmente chegará. Nem tenho o que falar sobre a família, é especial, é minha, eu não troco, não empresto e não dou para ninguém!

,*
Deixa assim por hoje!
Beijocas e boa noite!
DaniRoncato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias parte1

Dia lindo

Delícia