Doar demais e receber de menos

Há tempos ando ouvindo algumas reclamações de uma super amiga minha - não vou contar o santo, só o milagre, claro - e a reclamação dela é a seguinte: eu faço, faço, faço por ele, mas pra ele nunca nada está bom! 
Hoje parei para refletir sobre isso, sobre uma cobrança de alguém que "provavelmente" acostumou-se com uma pessoa que coloca ele em primeiro lugar, muitas vezes esquecendo das próprias vontades. 

Por coincidência, recebi um e-mail com a seguinte frase: 


Estou exatamente onde deveria estar se você 
não consegue me achar é porque não está procurando 
no lugar certo  ou não está procurando de fato. 
A vida é uma via de mão dupla!

É no mínimo muito estranho perceber que a pessoa que tanto cobra, muitas vezes é a que menos dá, a que menos se esforça para oferecer também. Querem a tua proteção, o teu carinho, teu afeto, te sugam tudo o que podem, mas não estão dispostos a oferecer se quer um abraço em um momento de dificuldade. Simplesmente por não acharem interessante sair da zona de conforto.

Talvez manter os laços de afeto em dia seja uma ótima ideia, como?! 
Questione a pessoa, por que ela não faz mais as coisas que fazia no passado? Por que - por que, por que?! 

Falta de tempo, para mim é desculpa de quem não tem interesse, de quem não quer sair da zona de conforto já criada. Ainda mais no mundo que vivemos hoje em dia, onde a comunicação virtual está acessível para todos e o tempo todo, e todos tem um aparelho de celular em mãos sempre. 
É difícil conseguir acreditar que em um dia de 24h, alguém não tenha 3 minutos para mandar uma mensagem, ou dar um telefonema para falar um "oi".

Portanto volto à frase do tal e-mail: a vida é uma via de mão dupla. Não cobre de uma pessoa o que você não está realmente disposto a dar. E para quem dá mais do que recebe, AME-SE em primeiro lugar. 

"É dando que se recebe" é uma frase que - pra mim - faz muito sentido. 
É preciso saber o que cada pessoa pode e quer lhe oferecer para que depois você não acabe se frustrando. Claro que você não vai anotar quantas vezes ligou, quantos e-mails mandou, e aí por diante. Pois seria até feio cobrar que a pessoa tenha uma atitude exatamente igual à sua.

Talvez uma pessoa que é importante na tua vida, esqueça as datas comemorativas, mas por outro lado ela esta sempre com você seja das conquistas ou nas derrotas. 

Uma relação na qual uma pessoa se doa muito e a outra pouco, só pode ter um resultado: desiquilíbrio. Mesmo se uma destas pessoas seja um doador nato, chega um momento em que esta pessoa também vai querer ser paparicado de alguma forma.

Cada um de nós tem um linha para seguir na vida, e nesta linha as pessoas irão se adequar ao que procuramos. Assim - creio - que as que não forem adaptáveis ao nosso estilo, cedo ou tarde, vão acabar saindo desta linha, seguindo outras que as deixarão mais felizes e satisfeitas. 

Se você está cansado e esgotado de tanto se doar por um relacionamento... creio que chegou a hora de pensar até qual ponto vale tanto esforço para mantê-la. Afinal, alguém que realmente quer manter uma boa relação amorosa com você também terá vontade de demonstrar o que sente.

Talvez - amiguinha (haha) - uma boa forma de encontrar o ponto de equilíbrio no relacionamento seja praticando o amor-próprio. 


O segredo não é correr atras das borboletas é cuidar do jardim para que elas venham até você.
(Mário Quintana)

Sou uma pessoa completamente casca grossa (mas é só a casca mesmo) quem convive comigo, me conhece bem sabe o quanto sou carinhosa, e gosto de demonstrar os meus sentimentos.

São tantas as formas: telefonemas, cartões coloridos (gente eu mando cartas e cartões até hoje), presentinhos surpresa pelos correios, livros ou chocolatinhos... Adoro presentear, fazer quem eu gosto lembrar do meu sentimento e sinto enorme prazer em fazer isto.

E faz tempo que notei mas não assumi pra que também adoro o caminho inverso: ser lembrada com carinho por alguém de coração pra coração.

Boa noite
,* DaniRoncato


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias parte1

Dia lindo

Delícia