O essencial é invisível aos olhos [..]

[..] e só se pode ver com o coração (O Pequeno Príncipe)


[Moni] *Fale sobre sua paixão por fotografia?
[Eu] Acredito que quem não tem amor por fotografia, e assim mesmo tenta trabalhar neste campo nunca será feliz, ou bem sucedido!

Fotografia é basicamente isso - PAIXÃO, ela é muito mais do que você ou qualquer outro pode imaginar, ou criar.

Ela pode ser definida como um simples hobbie,  ou como uma diversão passageira, como uma ferramenta de trabalho, uma profissão ou uma terapia, mas quando você consegue juntar tudo isso num só pacote, tenha certeza de que você estará no caminho certo para uma constante felicidade, pois juntará o útil ao agradável, o trabalho com a diversão, a responsabilidade com o prazer de fazer aquilo que gosta para viver, ou melhor dizendo, viver para fazer aquilo que se é apaixonado.

Fotografia é uma paixão. 

[Moni] *Como começou o teu interesse pela fotografia?
[Eu] Toda minha família tem paixão por fotografia. Desde pequena vejo meus pais, irmãos e outros parentes comprar câmeras boas e registrar momentos. Não só pessoas conhecidas mas também paisagens, pessoas desconhecidas, competições, animais e diversas situações inusitadas.

Quando era pequena, no meu aniversario de 10 anos ganhei minha primeira câmera de presente do meu irmão mais velho e da minha cunhada. Ainda lembro, era uma câmera compacta, escrito em letras ENORMES na caixa dela “descartável”. Mas o tal descartável durou quase um ano comigo. Aí comecei a fotografar de tudo um pouco.

Com o passar do tempo ganhei mais algumas câmeras compactas até que em 2000 ganhei minha primeira câmera profissional. Passou o tempo em 2003 veio minha primeira compacta digital, depois disso não dei mais sossego para o bolso da patrocinadora oficial de câmeras: Dona Raquel (minha mãe).
 
[Moni] *Sobre teu estúdio?
[Eu] Comecei a trabalhar com estúdio em 2009 mas não fui feliz na iniciativa – confesso!

Trabalho com um estilo fotográfico contemporâneo, influenciado pela publicidade (curso o qual sou bacharel), procuro sempre capturar momentos que revelam a essência do que foi fotografado, de forma natural, autêntica e com base nos conceitos desta maravilhosa arte.

Para alcançar o resultado esperado, o trabalho é realizado em locais públicos ao ar livre (praças, parques, ruas) ou em locais fechados, aproveitando a luz natural e os elementos que compõem o ambiente.

As fotografias são feitas sempre com diferentes olhares, enfatizando a beleza e singularidade de cada pessoa fotografada, buscando retratar sempre com espontaneidade. Com calma busco fazer com que as pessoas esqueçam a câmera e revele o seu “eu verdadeiro”.

Assim podemos criar juntos fotos naturais que tornarão eternos estes instantes.

[Moni] *Sobre os teus equipamentos maquinas?
[Eu] Atualmente o equipamento que estou utilizando está um pouco “velho” no mercado. Utilizo uma Canon EOS 30D. E costumo investir em lentes novas. 

Não vivo neste passado fotográfico por falta de vontade de mudar mas, hoje em dia o mundo digital avança muito rápido, não só digital como tecnológico, em questão de meses ou até dias já são lançados novos modelos com muitas novas opções de trabalho. Não é fácil acompanhar tantas mudanças. 

[Moni] *Você se formou em fotografia?
[Eu] No meu curso na faculdade tive algumas matérias relacionadas com fotografia e tratamento de imagens.

Depois de formada fiz um curso no Centro Europeu em Curitiba mas não levei o curso até o final. O curso era básico e a maioria das matérias que eu tinha na grade deste, eu já havia estudado na faculdade... como estava em Curitiba e desempregada resolvi largar o curso e voltei embora.

Fiz cursos com Brasilio Wille – fotógrafo de Curitiba, cursos técnicos mais rápidos.

E alguns cursos pela internet mesmo. 


[Moni] *Quando você começou a fotografar profissionalmente?

[Eu] Foi em 2004 com umas fotográficas realizadas para a UNIMED de Francisco Beltrão para um folder de homenagem ao dia do médico que eles fariam.



Depois deste trabalho surgiram varias oportunidades, desde fotografia de cães para embalagem de ração, até fotografias mais clássicas como as de casamento. 

[Moni] *Faz algum tipo de preparação antes de fotografar?
[Eu] Sim, ou não! Não sei se seria bem uma preparação. Normalmente tenho algumas inspirações, varia muito quanto ao tipo de foto, procuro olhar muitas fotos, compro livros de imagens, assino bancos de imagens, revistas de fotografia para estar sempre por dentro das novidades do mercado fotográfico.

Para fotos sensuais me preparo um pouco mais, preciso levai maquiagem para o corpo, normalmente uma boa champagne para servir para a modelo (descontrair), boas músicas. 



Para fotos de família não tenho muita preparação, books, ensaios de gestante, bebes, este tipo de fotos não exigem muita preparação... exigem muita paciência no “pós” fotos. Pois tenho que cuidar cada detalhe na hora do tratamento da imagem!

E quanto a fotografia de obras... casas, arquitetura no geral não tem muito segredo! Muito menos preparação. 

[Moni] *Você já ganhou algum premio?
[Eu] Premio financeiro não. Mas também nunca participei de nenhum concurso deste tipo! Porem participo de concursos para divulgação de trabalho, são concursos em sites nos quais fotógrafos profissionais e amadores podem participar. Nestes concursos já ganhei algumas vezes.   

[Moni] *O que você tenta passar quando tira uma foto?
[Eu] Procuro fazer com que a pessoa se sinta o mais a vontade possível. Para que assim possa transmitir o máximo de naturalidade na fotografia. Não gosto de nada muito artificial. 



Busco sempre transmitir naturalidade.

[Moni] *Você fotografa o que vem na mente, ou que surge no momento?
[Eu] Eu amo fotografar gente!! A natureza humana me fascina completamente, saber que cada pessoinha por menor que seja das que eu fotografo carrega uma história enorme dentro de si e naquele momento está contracenando com a própria vida esquecendo os problemas para depois ter uma boa lembrança me encanta completamente. Porem... 



Fotografo o que é exigido pelo meu cliente. Depende do tema escolhido busco o local mais adequado. E o melhor enquadramento.

Fotografo  o que vem em mente quando estou em horário de diversão. Aí sim gosto muito de brincar com as cores. Fotografo muitas coisas coloridas e que transmitam alegria. Sempre!  

[Moni] *Quais os fotógrafos que você mais admira?
[Eu] - Jr Duran

- Klaus Mitteldorf

- Steve Mccurry

- Bob Wolfenson

- BrasilioWille

São alguns fotógrafos que busco sempre inspiração, e que trabalham de formas diferenciadas. Explorando as cores, o corpo, o nu, enfim. São alguns fotógrafos que admiro.

[Entrevista para a acadêmica (já formada) do curso de Jornalismo da FAG - Monitiely Kummer]

Beijinhos
Contato - danielaroncato@msn.com
santana.fer@hotmail.com

Vale lembrar -> promoção: http://blogdadanironcato.blogspot.com/2011/10/fotografia.html






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias parte1

Dia lindo

Delícia